Gestão Modernizada

A sociedade alimenta grandes expectativas quanto à postura e à ação dos líderes políticos, almejando que estes promovam e consolidem a inclusão social, a eficiência e a eficácia dos serviços públicos, assim como a capacitação dos servidores públicos a fim de que estes não negligenciem os princípios legais de impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, os quais têm o dever de cumprir. A sociedade espera encontrar um sistema moderno e que funcione. Para que isso aconteça, é saudável que a esfera pública busque referências de gestão, administração e informatização na sociedade civil e no meio privado. É necessário desfazer o mito nocivo de que buscar conhecimento na iniciativa privada representa impossibilidade de realização da gestão pública. Ressalte-se que a esfera pública é constituída por pessoas da sociedade civil, vindas, muitas delas, de atuações no meio privado.

Com isso, fica evidenciado que o principal capital formador das bases públicas (o capital intelectual) vem da iniciativa privada e da sociedade civil com seus grupos organizados. Assim sendo, é saudável que sejam considerados e utilizados sistemas gestores comprovadamente eficazes e já adotados fora da esfera pública que, ao utilizá-los pode melhorar os serviços ofertados à população, cuja carência é nítida e a necessidade de remodelamento e investimento em áreas fundamentais é urgente.

A readequação da gestão pública abrange revisão de sua estrutura administrativa; definição de uma política de gestão das informações estatísticas da cidade; criação de sistemas gerenciais de informação da Prefeitura (apresentadas ao meio externo) e para a Prefeitura (processadas e utilizadas em âmbito interno); revisão dos processos de trabalho; delineamento de tarefas, papéis, funções; capacitação da mão-de-obra pública para execução das tarefas internas e administrativas paralelamente ao bom atendimento aos cidadãos e cidadãs; modernização e melhoria dos mecanismos de atendimento ao público.

Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil

Av. Casper Líbero, 390 - 6º andar - cj.602 - Centro - 01033-000 - SP

Fone: (55 11) 3313-8767 - Email: contato@anpv.org.br

Expediente : De segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 horas.

2014 © Todos os Direitos Reservados