Partidos Políticos do Brasil

Congresso Nacional em Brasília: centro da política brasileira
Veja abaixo a relação dos principais partidos políticos em funcionamento na atualidade e suas principais ideias e características.

PDT – Partido Democrático Trabalhista
Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões, tem o apoio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.

PC do B – Partido Comunista do Brasil
Fundado em 25 de março de 1922 .Tem como objetivo em defender a implantação do socialismo no Brasil ( luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social.

PR – Partido da República
Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O partido tem uma proposta de governo que defende o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.

DEM – Democratas – Antigo PFL (Partido da Frente Liberal)
O PFL foi registrado em 1984 . Os partidários defendem uma economia livre de barreiras e a redução de taxas e impostos.

PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Fundado em 1980.Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.

PPS – Partido Popular Socialista
Suas principais figuras políticas da atualidade são o ex-governador do Ceará Ciro Gomes e o senador Roberto Freire.

PP – Partido Progressista (ex-PPB)
Criado em 1995 da fusão do PPR (Partido Progressista Reformador) com o PP e PRP. O PPB defende ideias amplamente baseadas no capitalismo e na economia de mercado. Seus principais representantes são o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf de São Paulo e o senador Esperidião Amin de Santa Catarina.

PSDB – Partido da Social-Democracia Brasileira
O PSDB foi fundado no ano de 1988. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social.
PSB – Partido Socialista Brasileiro
Foi criado no ano de 1947 e defende ideias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. ]

PT – Partido dos Trabalhadores
Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social.

PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Fundado em 1994 por dissidentes do PT. Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil. Tem como base os antigos regimes socialistas do Leste Europeu. São favoráveis ao sistema onde os trabalhadores consigam mais poder e participação social.

PV – Partido Verde
De base ideológica ecológica, foi fundado em 1986. Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito a natureza. São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro
Fundado no ano de 1979. Atualmente é uma legenda com pouca força política e defende ideias identificadas com o liberalismo.

PCB – Partido Comunista Brasileiro
Fundado na cidade de Niterói em 25 de março de 1922. Defende o comunismo, baseado nas ideias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes

PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Fundado em 6 de junho de 2004, defende o socialismo como forma de governo. Foi criado por dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. Tem como cor oficial o vermelho e como símbolo um Sol.

PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997.

PSD – Partido Social Democrático – fundado, por políticos dissidentes do Partido Progressista e Democratas, em 21 de março de 2011.

PT do B – Partido Trabalhista do Brasil – obteve o registro definitivo em 11 de outubro de 1994.

PTN – Partido Trabalhista Nacional – refundado em 1995.

PTC – Partido Trabalhista Cristão – obteve registro definitivo em 22 de Fevereiro de 1990.

PSL – Partido Social Liberal – obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998.

PSC – Partido Social Cristão – obteve o registro definitivo em 29 de março de 1990.

PSDC – Partido Social Democrata Cristão – obteve registro definitivo no TSE em 5 de agosto de 1997.

PMN – Partido da Mobilização Nacional – fundado em 1984.

PCO – Partido da Causa Operária – teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 30 de setembro de 1997.

PRP – Partido Republicano Progressista -obtenção do registro definitivo em 22 de novembro de 1991.

PHS – Partido Humanista da Solidariedade – fundado em 20 de março de 1997.

PRB – Partido Republicano Brasileiro – fundado em 25 de agosto de 2005.

PPL – Partido Pátria Livre – teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 4 de outubro de 2011.

SDD – Solidariedade – fundado em outubro de 2012, o Solidariedade teve sua criação aprovada pelo TSE em setembro de 2013.

PROS – Partido Republicano da Ordem Social – fundado em janeiro de 2010, o PROS teve sua criação aprovada pelo TSE em setembro de 2013.

PEN – Partido Ecológico Nacional – teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 19 de junho de 2012.

Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil

Av. Casper Líbero, 390 - 6º andar - cj.602 - Centro - 01033-000 - SP

Fone: (55 11) 3313-8767 - Email: contato@anpv.org.br

Expediente : De segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 horas.

2014 © Todos os Direitos Reservados